Quem somos

Caracterização

 

No ano 1994 era formada a Cooperativa de Produtores de Leite de Cabra Serrana, com sede na cidade de Mirandela. Neste mesmo ano e através do Despacho 20/94 de 31/1/94 era publicado em Diário da República o reconhecimento nacional da Denominação de Origem “Queijo de Cabra Serrano Transmontano”, e constituía-se como entidade gestora a Cooperativa, especificando-se ainda as principais características do queijo e os critérios a que os produtores teriam que obedecer para beneficiarem do uso da DO.

Em 1996 chegava, através do Reg. (CE) nº 1263, o reconhecimento comunitário, passando a DOP a intitular-se “Queijo de Cabra Transmontano”.

A area de atuação da LEICRAS está intimamente ligada à região transmontana, nomeadamente à área de produção do Queijo de Cabra Transmontano.

Em 1997 a cooperativa começou a instalar a sua unidade de lacticínios no parque industrial do Cachão. Para o efeito, aproveitou um espaço acordado com a direcção da AIN, procedendo a obras de beneficiação e remodelação, e aquisição de equipamento (tanques de refrigeração de leite, uma câmara de cura, duas francelas, duas prensas pneumáticas, etc). O investimento final aproximou-se dos 140 mil €. Em 1999 deu início à recolha de leite, em vinte explorações, e fabrico de queijo. No ano de 2003 construiu um armazém na zona industrial de Mirandela com a finalidade de armazenagem e cura do queijo (atendendo a que a unidade localizada no Cachão começava a ser pequena). Nesta unidade possui três câmaras de cura de queijo com capacidade para 10000 mil quilos.

Desde então tem vindo a aumentar o número de cooperadores (tendo actualmente cerca de 70) e nomeadamente a sua produção de Queijo de Cabra Transmontano.

Adquiriu um lote na zona industrial de Mirandela, onde pretende instalar uma nova unidade de lacticínios, que irá permitir logo na primeira fase duplicar a produção de queijo. Após quatro anos de funcionamento estará em condições de produzir anualmente cerca de 80 toneladas de queijo.

A Leicras possui duas viaturas com tanques isotérmicos para a recolha de leite com capacidade de 1500 litros cada.

Tem realizado formação profissional na área de fabrico de queijo aos seus cooperadores e agricultores em geral.

No âmbito das suas funções a Cooperativa promoveu ainda, formação profissional, tendo realizado várias acções na área das tecnologias de fabrico de queijos.

A LEICRAS está inscrita do INSCOOP – Instituto Cooperativo António Sérgio e está reconhecida como cooperativa de natureza agrícola.

Na LEICRAS trabalham 10 funcionários.

Os produtos fabricados na queijaria são:

- Queijo de Cabra Transmontano DOP

- Queijo de Cabra Transmontano-Velho DOP

- Requeijão

Actualmente o destino da produção de Queijo de Cabra Transmontano é dirigido em cerca de 50% para o mercado nacional (essencialmente grandes superfícies) e 50% comercializa-se na região. Cerca de 2%, por intermediário, é exportado, essencialmente para França e Estados Unidos. O queijo fresco e requeijão são comercializados na região.